A Cultura Rastafari surgiu na década de 30, após a coroação de Selassie I, que para os Rastas é uma divindade. Os Rastafaris se identificam com o Povo Escolhido por Deus (Jah), os Israelitas da Bíblia. A Etiópia é a Terra Prometida (Sião) e todos os outros países do mundo ocidental são chamados de Babilônia, o lugar do exílio.
Para alguns rastas Selassie I não substituiu Cristo mas, ao contrário, fortaleceu a veracidade de Cristo ao levar a luz a um novo povo que tem uma nova interpretação da Palavra de Deus e uma fé e um profundo entendimento das Revelações que prometem o Reino de Deus na Terra. Muitos Rastas não cortam o cabelo (as dreadlocks) por causa das passagens bíblicas.
As cores que os identificam são as cores da África: o verde, o amarelo e o vermelho (também cores da bandeira da Etiópia) e o preto. O verde representa a natureza do continente africano, o amarelo sua riqueza, o vermelho significa o sangue dos escravos e o preto a nossa raça. A dieta é chamada “Ital” (vital, natural). Os remédios são feitos de ervas naturais.
Existem vários seguimentos Rastas como As 12 Tribos de Israel, Bobo Dreads e a Ordem Nyabinghi, mas os rastafaris não seguem doutrinas específicas. O conhecimento dos Rastafaris é simplesmente baseado em sua própria crença e nas palavras da Bíblia. Para eles, ler o Livro Sagrado é aprender sobre a história de Sua Majestade e a Etiópia. Outro livro de grande importância é o Kebra Nagast (A Glória dos Reis), que conta o surgimento da Dinastia Salomônica.
O uso da ganja também é fundamental para suas meditações, visto que a erva foi encontrada no túmulo do Rei Salomão de Jerusalém. A ganja é apontada como A Cura da Nação, por ter várias propriedades medicinas, além de ser muito útil para uma infinidade de coisas (roupas, cosméticos, papel, etc…).
Uma publicidade positiva para os Rastas veio através da música reggae nos anos 70. Há 10 anos atrás se estimava que existiam 1 milhão de rastafaris no mundo.
Os rastafarís manejam sua própia forma de se comunicar, incluindo palavras derivadas do inglês com significações religiosas e políticas.
Conheça um pouco de seu dialeto:
I & I (Eu e Eu):
Termo rasta que expressa a unidade entre homem e Deus, assim como entre homem e homem, nós.
ADONAI:
Jah Rastafari, o Pai da criação. Selassie I.
ARMAGEDOM:
A inevitável III guerra mundial que produzirá a repatriação dos africanos e de todas as raças a sua terra de origem.
BABYLON:
Babilônia. O corrupto sistema da sociedade ocidental e oriental construídas sobre a égide do capitalismo e o imperialismo, galgado na exploração humana. Pode ser usado parar referir-se a policia, a igreja, o exercito que são instrumento da manutenção do sistema babilônico. Às vezes é usado para nomear a Inglaterra, como o centro da obscuridade e da maldade.
BEASTS:
A policía. Baseado no livro das Revelações 13:18, sobre os números da besta (666/999) na testa e em suas mãos.
BINGHIMAN:
Nome dado aos irmãos que praticam adoração e cantos a Jah, com tambores e ritmos de Nyabinghi.
CADÁVER:
Carne. Rastafari prefere comida natural (Ital Food) que é nos é dada a vontade pela natureza, sendo necessária toda crueldade humana para com os animais para transformá-los em alimento.
CESAR:
Dinheiro. São Lucas 20:25 "então lhes disse: Pois dai a César o que é de César, e a Jah o que é de Jah."
COROA (Crown):
Ver TAM. Os dreadlocks também são a coroa de um Rasta.
CULTUR:
Usado para nomear a cultura africana e a toda cultura originaria. Sabedoría cultural de eu e eu (I & I) Rastafari.
CUTCHIE/CHALICE:
Sagrada pipa, para a ganja santificada ao sacramento de Rastafari. Pipa da paz para as meditações e iluminações em Eu E Eu ( I & I).
DREADLOCKS:
Cabelo natural dos Rastas que não se pentea e não se corta. Jovens que usam "dreads" para aproximar-se a Rastafari. Eu e Eu sabe "não todo dreadlock é um Rasta e não todo Rasta é um dreadlock". Dreadlocks se lavam com produtos naturais extraídos de plantas silvestres como camomila e aloé vera, misturado com sumo de plantas de vários arbustos, para os mais radicais.
DREADNUT:
Coco (do inglês coconut). A maioria dos Rastas usam seu leite como ingrediente base para cozinhar. Se usa também para fortalecer e dar brilho aos Dreadlocks.
DUNZA/DUNZAI:
Dinheiro. Usado para comprar e vender a criação de Deus, mantendo na escravidão a quem não o tem.
GANJA:
Erva jamaicana. Palavra derivada do rio Ganges da Índia, de onde se crê que venha a marihuana. Erva natural que jah deu para dar saúde a todas as nações. Aplica-se também como espécie para cozinhar e na preparação de bebidas medicinais, para o tratamento dos resfriados, febre, glaucoma, asma, pele irritada das crianças, entre outros usos.
GANJAHR:
Ato de Fumar a Ganjah.
IGREJA TRIUNFANTE:
O templo do homem, o corpo vivo em que o homem reside durante sua vida terrena.
IRATION:
Criação de Jah.
IRIE:
Bem estar; sentimento prazeroso de unidade com Jah e a Iration. Estar livre das tensões do sistema de Babilônico. Lograr um estado de conexão entre Eu e Eu através da meditação. Saudação Cordial entre irmãos Rastas.
ISRAEL/ISREAL:
A raça africana. Usado para nomear aos africanos que não são rastafari.
ITAL:
Vital, puro, saudável; livre de todo elemento artificial.
ITHIOPIA:
Etiópia africana e o continente africano como foi conhecido nos tempos de suas origens.
NIYABINGHI:
Nyabinghi, sobre a qual se funda a forma de vida de Rastafari. Palácio espiritual e musical. A interpretação popular de Nyabinghi é "morte aos opressores brancos e negros". A congregação espiritual Nyabinghi reunida em os dias especiais para celebrar os eventos da historia Rastafari e em algumas ocasiões em que a congregação decide reunir-se.
JAH:
Nome de Deus em sua septuagésima segunda encarnação na terra, na pessoa de Haile Selassie I. Seu nome invoca o poder do Todo Poderoso. Salmo 68:4 "Cantai a Deus, cantai Salmos em seu nome; exaltai ao que cavalga sobre os céus. JAH é seu nome; alegrai-vos diante dele."
JAH GUÍA (Jah Guide):
Significa que o juízo e o poder de Jah estão em Eu e Eu, vás aonde vás.
JAH LOVE:
O grande amor que Jah tem por seus filhos.
JAH MAN:
Rastafari. Como o homem de Jah.
LIVITY:
Fé vivente.
NATTY DREAD:
Jovens inspirados no caminho de Rastafari. Também é o que usa suas Dreadlocks jovens (curtas).
NEGUS:
Rei. Palavra amhárica (etíope); usada para referir-se a Selassie I. Também foi tomado por irmãos Rastas para ser batizados com este e outros nomes africanos, deixando seus babilônicos e ingleses nomes.
PACTO:
Usado para referir-se aos Dreadlocks do Rasta, que são um pacto selado entre Eu e Eu e o todo poderoso.
PAI (Father):
Jah Rastafari, Selassie I. O Altissimo.
PAN REAL:
Também "Pan dos Reis". Erva sagrada de especial qualidade e quantidade.
POLITRICS/POLITICALHA:
Políticos. Eles vivem fazendo truques às costas do povo. Estão cheios de vaidades e irresponsabilidade.
PRINCESS:
Menina ou adolescente Rastafari.
PRINCE:
Semente de Israel. Menino ou Jovem Rastafari.
RAS:
Palavra amháric que significa "cabeça", "chefe" ou "rei". É usado pelo Rasta para antepor ao seu nome.
RAS TAFARI:
O nome do Imperador antes que fosse coroado.
RASTA:
Nome pelo qual, o povo chama a Ras Tafari.
RASTAFARI:
Nome dos filhos espirituais e da irmandade Haile Selassie I, que tomam o nome de seu pai Ras Tafari.
RAINHA (Queem):
Titulo dado à mulher adulta RastafarI
CORES RASTA:
O vermelho é símbolo do sangue derramado pelos mártires negros Africanos, o verde representa a natureza, O amarelo representa o sol e o negro é para representar a cor do povo africano.